sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

London After Midnight:

London After Midnight, de 1927, é considerado o primeiro filme norte-americano tendo o vampirismo como tema. Na verdade, ele foi precedido de outros dois: The Vampire, de 1913; e A Village Vampire, de 1916. O problema é que estes dois filmes são curta-metragens (cada um têm aproximadamente 15 minutos de projeção) e foram feitos para serem exibidos em galerias de entretenimento, sendo, como outros filmes do gênero, desprezados pelos críticos e pelo público. De qualquer forma, os dois filmes eram inexpressivos demais e não fizeram frente ao clássico do diretor Tod Browning.
London After Midnight é resultado de uma já ativa parceria do diretor Tod Browning com o ator Lon Chaney, que tinham trabalhado juntos em 1921, no filme de suspense Outside the Law, e em 1925, em The Unholy Three, ambos para os estúdios MGM. Browning e Chaney foram reunidos outra vez pela MGM (Chaney tinha retornado à Universal Pictures e realizado o clássico O Fantasma da Ópera, em 1925) para a produção de London After Midnight.
A história do filme inicia-se aproximadamente cinco anos antes de uma morte ocorrida numa casa aparentemente assombrada.

O inspetor Burke (Chaney), da Scottland Yard, foi encarregado das investigações e acredita que trata-se de um homicídio. O inspetor sugere aos dois suspeitos (um deles amigo e o outro um sobrinho do falecido) de que os crimes foram cometidos por um vampiro. Assim, o inspetor assume o papel do vampiro (com uma elaborada maquiagem preparada por Chaney, que era sua especialidade) e seu comportamento aterrador força a parte culpada a denunciar-se. Ao mesmo tempo, o inspetor revelava sua dupla identidade.
Embora o filme apresente praticamente todas as caracterizações típicas do universo vampírico, não existia um vampiro de fato, já que ocorreu apenas uma simulação criada pelo inspetor Burke/Chaney. O filme misturava horror com o gênero mistério, mas podemos concluir que o filme estava mais para o suspense do que para o terror.
London After Midnight (que, na Inglaterra, foi denominado The Hypnotist) foi a última colaboração entre Browning e Chaney e um dos últimos filmes mudos de terror. Chaney iria morrer em 1930 e Tod Browning iria voltar ao vampirismo ao dirigir Drácula, com Bela Lugosi, para a Universal Pictures, conseguindo um imenso sucesso de bilheteria. O próprio Browning refilmaria London After Midnight em 1935, com o título Mark of the Vampire, tendo Bela Lugosi como o vampiro e Lionel Atwill como o inspetor. Em outras palavras: o papel original de Chaney foi dividido.

Artigo escrito e pesquisado por Orivaldo Leme Biagi, tendo sido publicado originalmente no fanzine "Juvenatrix", editado por Renato Rosatti.

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