segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Manas: a Consciência

Manas é de natureza masculina. Manas é o perfeito reflexo da mente cósmica em nós. Manas é a Consciência, a verdadeira mente universal. A faculdade de Manas é a intuição. Manas é conhecida também como o Corpo da Vontade Consciente. Simbolicamente, este corpo de vontade ficou estampado com o sangue do Divino Mestre no Lenço de Verônica quando o Drama Cósmico da Iniciação foi representado ao vivo nas ruas da antiga Jerusalém. Não se deve confundir "desenvolver força de vontade" com "encarnar o corpo da vontade consciente". Manas é Tipheret na Cabala - o centro da Árvore da Vida. Manas, a alma humana, a Consciência, não é o corpo mental. Manas trabalha e atua de forma independente da mente, das emoções e do corpo. Manas está além da mente, dos afetos e das recordações. A psicologia confunde a Consciência com o ego. Muitas escolas e ordens que atuam no Jardim de Infância do esoterismo da humanidade vão além, dividindo o ego em Eu Superior e Eu Inferior. A Filokalia e a Cosmologia ensinam claramente que ego é ego e Consciência é Consciência. A Consciência é uma faculdade e um atributo da Alma e do Ser. No homem comum e corrente, de fato, existe mais subconsciência que consciência. A inconsciência do homem é tamanha que basta adormecer para mergulhar em sonhos e não se lembrar de mais nada. A inconsciência aumenta com o passar dos anos porque esquecemos de nós mesmos, temos nossa atenção descentralizada ou voltada para o mundo exterior quando deveríamos permanecer atentos, alertas e centrados em nós mesmos o tempo todo. Por sermos criaturas inconscientes vivemos e fazemos tudo de forma mecânica e superficial, sem sentir e sem chegar a viver de fato porque mais bem passamos pela vida do que vivemos. Para deixarmos de ser inconscientes precisamos aprender a dividir e a governar a atenção.

Buddhi: a Alma Divina
Atman possui duas almas gêmeas: Buddhi e Manas. Buddhi é a Alma Espiritual, de natureza feminina, denominada Beatriz na Divina Comédia de Dante Alighieri. Buddhi e Manas são os dois peixes do zodíaco que nadam nas águas negras e profundas da Eterna Mãe-Espaço. Buddhi e Manas são os dois opostos, masculino e feminino, que se conciliam na Mônada (Atman) para formar a tríada imortal - o segundo triângulo divino. A imortal tríada de qualquer homem comum e corrente não está encarnada, não vive no homem, nem o homem a possui dentro de si. A imortal tríada vive livremente na Via Láctea espiritual e a única ligação existente com o homem terrestre se dá através do antakarana, o tênue fio da vida. O homem tem uma alma mas não a possui. O homem encarna sua alma quando atinge o Sexto Grau do Magistério do Fogo na sagrada ciência da alquimia. O pouco de alma, a semente de alma que está depositada no homem terrestre a espera de germinar, nascer e se desenvolver, é chamada no Oriente de Buddhata. Essa semente, fecundada com as águas da vida, germina, depois, na Terra Filosofal do homem, num autêntico processo de auto-inseminação alquímica. Mais tarde, nasce como o Filho do Homem através de um segundo nascimento em que, ensinou Jesus, não é preciso voltar novamente ao ventre materno. Lembre-se, ó Arhat, que não há trabalho alquímico sem Kundalini.

Atman: o Espírito
Atman é o mais elevado dos 7 princípios constitutivos do homem. Atman é o Ser, o íntimo. O Ser é a síntese da Consciência, da Energia e da Substância. Atman também é a síntese do Ser Supremo - expresso na Coroa Logóica. O cristianismo denomina o Ser de Espírito. Atman, em sânscrito, quer dizer "Alma"; "Mahatma" significa grande alma. Atman possui duas almas, emanadas de si mesmo: Buddhi e Manas, alma espiritual e alma humana. Poucos seres humanos chegaram a encarnar Atman, o Íntimo. Quem encarna Atman torna-se, por direito próprio, um Mestre do Tempo e daEternidade - toma-se um Ser Auto-realizado, um Ser Imortal. O mundo do íntimo é totalmente eletrônico e espiritualizado, um mundo deinfinita felicidade. Para encarnar Atman é preciso despertar e desenvolverKundalini em seus Sete Graus. Moisés chegou a encarnar o Logos - foi além dosSete Graus de Fogo e dos Sete Graus de Luz. Jesus encarnou o Cristo Cósmico.Por isso tornou-se o mais exaltado membro da Fraternidade Branca Universal.

Jesus é um Paramartha-satya. Paramartha-satya é um habitante do Absoluto, que o Cristo só encarna nos Bodhisattvas de Compaixão. Bodhisattvas de Compaixão são os Buddhas Pratiekas. Buddhas Pratiekas são aqueles que, tendo ganho o direito de ingressar no Nirvana, renunciam à sua infinita felicidade para seguir trabalhando pela humanidade. Uma escola esotérica que não conhece e não trabalha com o Magistério do Fogo e com o Magistério da Luz e ainda por cima desconhece os Sagrados Mistérios dos 12 Trabalhos de Hércules - o Cristo Cósmico - não é uma Escola Iniciática autêntica. É apenas um Jardim de Infância para o espírito.

Existem quatro categorias básicas de Escolas Iniciáticas:

1. As que funcionam como Jardim de Infância;
2. As que ensinam a encarnar a Alma;
3. As que ensinam a encarnar o Espírito;
4. As que ensinam a encarnar o Cristo Cósmigo.

Meditações, pranayamas, asanas, mantras e orações servem de meio para estabelecer contato com Atman, o que não significa encarná-lo. Exercícios de yoga e zen podem proporcionar o samadhi - que é a fusão temporária com Atman, mas, terminado o êxtase, volta-se à dura realidade da Mansão de Barro. Samadhi, portanto, não significa encarnar o Ser, apenas uma fusão ou absorção temporária com o Ser. Um yogue ou estudante zen pode ter facilidades, pela dura disciplina que desenvolveu, para trabalhar com Kundalini. Mas que, de resto, terá que enfrentar a si mesmo como qualquer outro aspirante do Conhecimento Secreto.

Nenhum comentário: