quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Quem são os Bushi e Gaki?

Em livros mais anteriores a WW introduziu algumas ‘linhagens orientais’ que eram supostamente vampiros vindo o extremo Oriente. Desde então, WW criou o jogo “Kindred of the East” em que o conceito oriental de “vampiro” é usado.
A informação em DAV e WOD 1a Ed foi revisada. Essas informações agora são tratadas como suposições dos vampiros orientais, baseadas em suas percepções de encontros anteriores com eles.
Os Bushi (DAV), vistos como tendo Rapidez e Presença, eram também conhecidos por usarem uma Disciplina especial chamada Kai.
Os Gaki (WOD), que acreditavam ter Auspícios, Dominação e um poder baseado em sonhos chamado Rift.
Sob o novo sistema os vampiros orientais não possuem linhagens. Eles são espécies de vampiros que nascem após morrerem e visitarem o mundo espiritual (parecido com os ocidentais Renascidos). Seus poderes são chamados de Disciplinas também, e compartilham alguns efeitos similares.
Bushi foi revelado ser uma má pronúncia do nome ‘Bishamon’, que é uma corte japonesa de vampiros orientais; um grupo deles que funciona como uma “família” territorial controlando províncias.
Vampiros orientais chamam a si mesmos Kuei-jin, mas são chamados de Cathayanos pelos vampiros ocidentais. Gaki (ou Ketsuki) é o nome que os Kuei-jin japoneses usam para eles próprios, enquanto os Kuei-jin da China são chamados Wan-kuei.
Quando se converte personagens Gaki e Bushi de VTM para KotE, Rifts vira a Disciplina de Tapestry ou Cultivation. Kai pode ser realocada como Kiai ou Obligation.



2 - Lendo Chaos Factor e pensando ser Ennoia o antediluviano Gangrel, quem é Ashur?

Nergal é um Baali de 4a geração que acredita que Ashur (Cappadocius) é o senhor dos Baali. Tornado infernalista ele foi banido por magia, retornando anos mais tarde sob o nome de Shaitan. Como Shaitan, ele declarou ser o fundador da linhagem, sendo descoberto e parado. A partir daí, Nergal ou alguém mais tem criado falsos Shaitans.
Esses falsos Shaitans são armados dos poderes Baali e dos conhecimentos Baali secretos, muitos parecendo realmente acreditarem ser o real Shaitan (parecem ter a mente apagada).
Um dos mais famosos falsos Shaitans, que é tanto infernalista e dispersor dos segredos Baali, é rumorado ter viajado ao Oeste através do mar (Cb:Ba p. 66) e supõe-se ser o Baali que apareceu no México.
Na crônica crossover Mago/Vampiro chamada The Chaos Factor, havia um poderoso vampiro chamado Shaitan, que apareceu no México 1500 anos atrás e tem dormido abaixo da Cidade do México até recentemente.
Ele narra uma história de ser ele mesmo a primeira cria de Ashur, traído pela cria de 4a geração de Ashur, Gangrel. Esta história (se verdadeira) faria Gangrel um Cappadocian de 4a geração. O autor de Chaos Factor disse que a história de Shaitan deveria se referir à cria de 4a geração de Ashur como sendo Giovanni (o que é mais ou menos verdade). Porém Giovanni não foi abraçado até 500 anos depois de Shaitan chegar no México.
Então, o editor mudou Giovanni para Gangrel, “por causa, bem, começa com G também”.
Em outras palavras, FOI UM ERRO DO ESCRITOR CAUSADO POR NÃO CONHECIMENTO DA LINHA DO TEMPO ALIADO A UMA MÁ DECISÃO EDITORIAL.
Gangrel não deveria aparecer na história original e não deveria ser uma cria de Cappadocius.



3 - Um vampiro em torpor pode gastar sangue ou não?

Sob a guia de Dark Ages, vampiros sempre queimam um ponto de sangue por dia, até mesmo em torpor. Mesmo se o vampiro entrar voluntariamente no torpor. O único meio de reter sangue através de longo sono era usar um dos poderes de Disciplina que preserve o sangue (como Mortis nível 4 ou Serpentis 3).
Há uma meta-Disciplina listada no suplemento de Dark Ages “Wolves at the Sea” chamada Wintering, que permite ao vampiro entrar num torpor normal e voluntário e ainda reter algum ponto de sangue. VRev (p. 216) mudou a regra.
Vampiros que voluntariamente entrem em torpor param de gastar pontos de sangue.
Vampiros que são forçados ao torpor continuam gastando o ponto de sangue diário até saírem. Um torpor pode ser forçado por trauma físico (sobrevivendo a um ataque mas sendo deixado Incapacitado) ou sendo estacado mas não morto.



4 - Alguns Clãs de Dark Ages tem diferentes Disciplinas e fraquezas?

Sim, WW mostra Clãs e Disciplinas mudando pelo tempo.
Alguns Clãs estão sempre fazendo ajustes nos poderes de suas Disciplinas. LS2 revela o Brujah de Dark Ages fazendo experimentos para melhorar Rapidez. A nova variação da era moderna (VRev) não é apenas uma mudança de regra, é uma evolução atual da Disciplina que toma lugar dentro do jogo.
Os Assamitas modernos tem um problema em tornar-se viciados em sangue vampírico. LS3 revela que essa não é sua real fraqueza, mas uma maldição posta pelos Baali. Em Dark Ages a maldição ainda está se difundindo, e só na linhagem guerreira (Assamitas tem três linhagens separadas). A fraqueza era comprada como Defeito.



5 - Quais são algumas das mudanças na Edição Revisada?

Há dois tipos de mudanças.
Mudanças “dentro do jogo” que resultaram em Clãs e linhagens desenvolvendo-se por uma razão ou outra, podem ser encontradas nas descrições dos Clãs (VRev, GttC, GttS, os livros LS) ou são parte da crônica.
Mudanças retroativas NÃO são eventos ou mudanças que aconteceram dentro do WOD, elas são melhorias na mecânica do jogo, revisões e re-escrituras da história. Cubramos então somente as mudanças retroativas...

Os Malkavianos do Sabbat são mais estáveis, tendo apenas uma Perturbação ao invés de duas (mudança retroativa ou efeito colateral da ação de Demência?).

Os Ventrue antitribo foram revistos. Eles têm o mesmo grupo de Disciplinas como suas contrapartes da Camarilla.

Uma sub linhagem de Assamitas chamada Vizires revelaram ter Taumaturgia como Disciplina de Clã.

Os Tzimisce tem uma linhagem de Kolduns que possuem Feitiçaria Koldúnica ao invés de Vicissitude (alguns livros põem como Taumaturgia).

Os Tremere são agora retratados mais seriamente como caçadores de traidores Tremere e de outros usos da “sua” Taumaturgia.

Em Dark Ages, os rituais taumatúrgicos sempre dão sucesso, mas nos tempos modernos eles podem algumas vezes falhar (jogadores devem testar sucessos).

Necromância foi alterada numa forma de magia similar à Taumaturgia, completa com várias Trilhas e rituais relacionados à morte.

Os Samedi foram alterados, nunca tendo Necromância como Disciplina de Clã. Alguns anciões Samedi adquiriram Necromância, mas como uma Disciplina fora de Clã.

Kiasyd foi alterados, nunca tendo Necromância, mas realocaram Potência por Dominação.

Os membros do Sabbat agora começam com a Humanidade intacta. O “enterre alguém e acerte-o com uma pá” é notada como sendo uma coisa de tempo de guerra apenas. Muitos Sabbat escolhem quem irão abraçar usando critérios e períodos de observação, exatamente como não Sabbats (aí então os acerta com a pá).

Nihilistics foi alterada, sendo agora a Trilha Vítrea da Necromância Nagaraja.

A Disciplina Mortis ainda existe como uma Disciplina normal, mas os Harbingers tem uma Trilha Necromântica similar chamada Trilha Mortuus.

6 - Rasputin pertence a que Clã?

Dan Greenberg tinha planos para Rasputin, mas há muito foram postos de lado. Rasputin era pra ser um Malkavian mascarado como Malkavian, Setita, Garou, Mago...
Hoje, Rasputin é o pôster do conceito de que você não deve acreditar no que lê. Clanbooks apresentam-no como sendo tradição do Clã e crença geral, e só porque o Clã acredita em algo, não faz disso verdade.
Apenas as barras laterais (textos em caixa cinza) são apresentados como fato.

7 - Quantos Membros existem hoje?

A média mundial da era moderna é da razão de 1 vampiro pra cada 100mil mortais.
6 bilhões de pessoas no mundo nos daria uns 60mil vampiros.
Embora pelo menos 20mil desses sejam Cathayanos (vampiros orientais) então não sendo bem “Membros”, reduzindo o número para 40mil (VstH p. 16).

Nenhum comentário: